Outra forma utilizada pelo IMAB para a consecução de seus objetivos é a contratação de convênios com entidades que buscam a resolução de seus conflitos, ou de seus associados, por formas mais céleres e baratas. Assim, podemos elencar os seguintes:
-
Convênio firmado com os Juizados Especiais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul para atendimento através da mediação junto aos conciliadores.
-
Convênio firmado com os Juizados Especiais da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, para a criação de escritórios de mediação junto a alguns desses Juizados.
-
Convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina para capacitar mediadores e conciliadores para o atendimento das Casas da Cidadania.
-
Convênio com o Fórum de Balneário Camboriú, SC, para prestar serviços de Mediação Familiar.
-
Convênio firmado com a Defensoria Pública do Estado do Pará para capacitar mediadores e árbitros e supervisionar seus trabalhos junto ao Núcleo do Jurunas.
-
Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado do Paraná, criando no âmbito da Defensoria Pública do Paraná, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.
-
Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado de Minas Gerais, criando no âmbito da Defensoria Pública de Minas Gerais em Belo Horizonte, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.
-
Convênio firmado com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul, criando no âmbito da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul em Campo Grande, o setor de mediação para atendimento à comunidade e estágios para os aspirantes a mediadores.
-
Convênio com a Prefeitura de Camboriú, SC, para supervisionar o serviço de Mediação da Primeira Casa da Cidadania do Estado.
-
Convênio firmado com a Universidade de Cuiabá UNIC, Mato Grosso, criando um escritório de Mediação para atendimento da comunidade e de estágio para os aspirantes a mediadores.
-
Convênio firmado com a Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, para formar a Pastoral de Mediação.
-
Convênio firmado com o Departamento Jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, criando um escritório de Mediação.
-
Convênio firmado com o Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns’ da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, criando um escritório de Mediação.
-
Convênio firmado com o Conselho Municipal da Condição Feminina da cidade de Curitiba (PR), criando um escritório de Mediação para atendimento da comunidade e de estágio para os aspirantes a mediadores.
-
Convênio celebrado entre o SESCAP e mais treze sindicatos, incluindo cláusula de mediação em convenção coletiva de trabalho, para solução de conflitos trabalhistas onde figurarem membros destes sindicatos.
-
Convênio celebrado com AVAIDS (ONG dedicada a assistir portadores do vírus da AIDS e seus familiares), criando escritório de mediação.
-
Convênio celebrado com ABEM (ONG dedicada a assistir portadores de esclerose múltipla), criando escritório de mediação.
-
Convênio celebrado com ABF – Associação Brasileira de Franchising, criando escritório de mediação, para conflitos entre franqueadores e franqueados.